quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

μεταμορφόω...

"In nova fert animus mutatas dicere formas corpora; di, coeptis (nam vos mutastis et illas) adspirate meis primaque ab origine mundi ad mea perpetuum deducite tempora carmen!"

Já que estamos falando de mitologia, lembrei de um livro que fomos apresentados em uma aula de um curso de Latim que havia feito. O livro Metamorfoses (Metamorphoseon) do poeta Romano Ovídeo. Metamorfoses constitui-se de 15 livros escritos em doze mil versos compostos em latim e que transcorrem poeticamente sobre a cosmologia e a história do mundo, confundido deliberadamente ficção e realidade, narrando a transfiguração dos homens e dos deuses mitológicos em animais, árvores, rios, pedras, representando o príncipio dos tempos, chegando à apoteose de Júlio César e ao próprio tempo do poeta, ou seja, o Século de Augusto (43 a.C. - 14 d.C.). Fazendo uma referência a própria Bíblia, pode-se dizer que Metamorfoses é o Velho Testamento da Mitologia greco-romana. Inclusive contendo curiosas coincidências e referências em alguns trechos, como o da criação do homem:

Ovídio
"Nasceu então o homem. Este, ou o fez de semente divina
aquele artífice do universo, a origem do mundo melhor;
ou então a tera recente, separada há pouco do alto éter,
talvez ainda contivesse sementes do céu, seu parente, terra
que o filho de Jápeto, misturando com água da chuva*,
moldou à imagem dos deuses que governam tudo."

*Nota do autor: Terra com a água da chuva forma o barro.

Gênesis 2, 5-7
"[5]Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o Senhor Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. [6]Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.* [7]Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente."

*Nota do autor: A neblina trazia a chuva que regava a terra, formando também o barro.

Igualmente, temos em Metamorfoses um dilúvio que renovará o mundo.

Metamorfoses também influenciou diversas obras como A Divina Comédia (Dante Aleghieri), onde o Inferno é uma encenação de vários personagens mitológicos de Ovídio, debatendo-se em punições. Em Sonho de uma Noite de Verão, Shakespeare pega emprestado o conceito de metamorfose pela transformação parcial de Bottom, uma clara referência a Apuleio. As fadas de Shakespeare, assim como os deuses de meaçadoras e poderosas, com um controle sobre a natureza e os homens, mesmo que sejam benéficas. E temos outra vez a história de Píramo e Tisbe, Livro IV, que mais tarde se tornará Romeu e Julieta.
Franz Kafka, já no século XX, publica o conto A Metamorfose (1912) utilizando a metáfora das pessoas que são colocadas à margem da sociedade. O personagem principal, Gregor Samsa, ao contrário do "blasfemador e arrogante" Erisícton de Ovídio, é um caixeiro-viajante que trabalha muito para sustentar os pais e sua irmã jovem. No Erisícton de Ovídio, o personagem tem uma filha, Mestra, que sempre
arranja comida para o pai, enquanto que Gregor de Kafka possui uma irmã que se digna a entregar-lhe alimento mesmo sentindo repulsa dele.

Essas referências, assim como diversas outras, tornam Metamorfoses uma vasta fonte de estudos nas mais diversas áreas da psicologia, psicanálise e filosofia.




"In nova fert animus mutatas dicere formas corpora; di, coeptis (nam vos mutastis et illas) adspirate meis primaque ab origine mundi ad mea perpetuum deducite tempora carmen!"

As we're talking about mythology, I remembered a book that we were presented at our Latin classes once. The Metamorphoses book (Metamorphoseon) from the Roman poet Ovid. Metamorphoses is a compilation of 15 books wrote into twelve thousands verses in Latin and poetically talks about cosmology and the world creation, mixing fiction and reality, telling about the transfiguration of the men and gods into animals, trees, rivers, stones, representing the beginning of the times, getting to its highest point at Julio Ceaser and the own poet time, August Century (43 BC - 14 AD). Referencing the Bible itself, I can say that Metamorphoses is the Old Testament from the Greece-Roman Mythology. Including making curious references to some parts, as the creation of the man:

Ovid:
"So the man was born. Thus, or made him from the divine seed the artifice of the universe; or soon will have, apart very recently from the high Ether, maybe still had heaven seeds, its parent, earth that is son of Japeto, mixing with the rain water*, made him as the image of the gods that everything governs."

*Note from author: The earth mixed with the water rain making the clay.

Genesis 2, 5-7
"[5]There where no camp plant on earth, because yet no camp herb had been sprout; because the Lord didn't make rain over the earth, and also didn't have the man to prepare the ground. [6]But a fog came from earth and watered all the ground surface.* [7]So, made the Great Lord from the dust to the man and blew on his nose the breath of the life, and the man became living soul."

*Note from author: The fog brought the rain that sprouted the earth, also forming the clay.

The same way we have at Metamorphoses a deluge that will bring a new world.

Metamorphoses also had influence many works as the Divine Comedy (Dante Aleghieri), where the Hell is a play of many mythological characters of Ovid, struggling into punishments. On Midsummer Night's Dream, Shakespeare takes borrowed the metamorphoses concept at the partial Bottom transforming, a clear reference to Apuleio. The pixies of Shakespeare, as the Ovid gods, are powerful and threatening, controlling the human and the nature, even this being benefit. And also we have the history of Pirame and Trisbe, Book IV, that later will become Romeo and Juliet.
Franz Kafka, on the XX Century, publishes the tale The Metamorphoses (1912) using the metaphor of people that are placed apart the society. The main character, Gregor Samsa, against the "blasphemer and arrogant" Erisicton of Ovid, is a traveler salesman that works to sustain his parents and younger sister. At Erisicton, the character also has a daughter, master, that always get food to her father, while Gregor, from Kafka, has a sister that bring his food, even feeling repulse for him.

Those references, as many others, make Metamorphoses a large study source into a lot of psychology, psychoanalysis and philosophy areas.

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