segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orquideas Brancas

A utilização da cor branca como analogia a paz vem de tempos muito distantes. No antigo império romano, por exemplo, flores brancas eram utilizadas com finalidade de pedir o perdão ou fazer-se as pazes. Nos templos existiam rituais que usavam essas flores, juntamente com os sacrificios, para pedir perdão aos deuses por alguma ofensa cometida. Políticos e comerciantes também utilizavam flores brancas para retratarem alguma ofensa cometida ou demostrarem remorsos, como um pedido de desculpas e pazes.
Relatos de documentos do próprio imperador romano Tibério, guardados por Segismundo e por esse entregues a Timóteo para serem preservados, apresentam uma passagem do próprio imperador oferecendo Orquídeas Brancas para sua mãe, Lívia Drusila, na tentativa de obter seu perdão nos últimos dias de vida dela.
"Fui ver minha mãe. Ela olhou para mim como se não me reconhecesse, e se recusou a conversar. Levei algumas orquídeas brancas, implorei para que ela não morresse com ódio de mim e fiz um sacrifício em meus aposentos para que os deuses devolvessem sua saúde e seu juízo. Mas mesmo quando movia minhas mãos em direção ao altar eu sabia que, no fundo, desejava sua morte. Na verdade eu sonhara com isso durante anos, embora só pudesse admitir isto quando sua morte era iminente."




The using of the white color as an analogy to the peace came from a very long time. At the Ancient Roman Empire, for example, white flowers were used as an asking for forgiveness or to make it up with someone. Into the temples there were some rituals which used white flowers together with the sacrifice, to beg forgive to the gods for any offense caused. Politicians and storekeepers also used white flowers to repair some offense or show remorse, to be friends again or apologizes.
Reports on documents from the Emperor Tiberio himself, kept by Segismundo and after gave to Timoteo to be preserved, shows one passage of the Emperor giving white orchids to his mother, Livia Drusila, on a trying to get her forgiveness on her last life days.
"I went to see my mother. She looked me as she doesn't recognize me refusing to talk with me. I took some white orchids with me, begging to she doesn't die with anger with me and I made a sacrifice inside my room to the gods give her health and mind back. But even while I was moving my hands to the altar I knew that, inside me, I was wishing her death. In fact I had been dreaming with this for years, instead of I just could admit this while her death was imminent."

Nenhum comentário:

Postar um comentário