sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Felipe



Escutei essa história em um dos CDs de Padre Airton Freire, da Fundação Terra . Brinde que recebo junto aos boletos de doações que contribuímos. O nome da faixa é exatamente essa, “Felipe”.  

Felipe

Aconteceu que nos finais do mês de Junho, estando eu a cerca de 15km de Arcoverde, Felipe chegou.
  • Não há possibilidade desse menino ter chegado aqui! - Foi este meu primeiro pensamento.
O lugar é deserto. Carro algum havia chegado. Era por volta da hora nona, 15 horas. Tempo em que se iniciam os pedidos de misericórdia, no tempo do Senhor. Ele tinha os pés sangrando e os olhos assustados. Menino de corpo franzino, marcado pela fome. Vestia apenas um calção de cor vermelha.
Minha maior admiração consistia em que Felipe tinha menos de sete anos de idade. Eu lhe perguntei:
  • Felipe, como tu chegaste aqui?
  • A pés…
  • Com quem vieste?
  • Só…
  • A que horas saiste de lá?
  • Cedinho… Ainda com o escuro.
  • Já comeste hoje?
  • Não. Nadinha…
  • O que vieste fazer aqui?
  • Vim só para ficar perto do senhor…
  • Estrupiado?
  • Tô...
   
    Estrupiado é usado no Sertão de Pernambuco para se dizer que, de tanto caminhar, já não se pode mais andar.
    Coloquei Felipe nos braços. No chão ficaram as marcas de sangue. Derramei água, vinagre e sal sobre seus pés e mesmo assim ele não chorou.
    Depois de ter se alimentado, forramos o chão com uma toalha e ele, que não podia mais andar, ficou em silêncio, olhando. Ele me olhava com os olhos bem abertos como se esperasse ser recriminado.
    Aproximei-me dele. E fixando bem eu lhe disse:
  • Felipe, eu, teu Pai, te amo.
    Ele, depois que me ouviu dizer isso por três vezes, desabou num choro como se sentisse grande alívio ou dor. Ele que não chorou, estando no limite do cançasso, não se conteve ali. Após caminhar quilômetros, Felipe recebeu por recompensa o abraço do Pai. E Dele próprio ouviu a confissão “Eu te amo”. Depois de sangrar, não se conteve e chorou.
    O que não o fez chorar ao sangrar os pés, fei-lo chorar ao sangrar o coração. Confiança filhal. Acolhida paterna. Felipe, quase sete anos de idade. Felipe, à partir de hoje, eu velarei por ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário